Resenha: A Cartuxa de Parma

Por Baptiste Atuari

Introdução

Olá! O blog Os Cavaleiros das Cinzas começará a publicar resenhas de livros e filmes, sendo eu, Baptiste, responsável para os futuros lançamentos e o Keynes como um revisor.

O foco das resenhas não será necessariamente dizer se o livro é bom ou não, mas sim de traçar as suas características e explicar o seu conteúdo de forma que não dê algum tipo de spoiler muito marcante.

Hoje, falarei sobre a Cartuxa de Parma, de Stendhal (1783-1842), um dos nomes mais importantes dá literatura francesa.

Sinopse

O livro aborda o trama de um jovem aristocrata italiano chamado Fabrício del Dongo, onde ele, nadando na ingenuidade dele, começa a descobrir o mundo e os seus desejos como, por exemplo, participar de uma batalha ao lado do exército de Napoleão e descobrir o que é a paixão e o que é o amor.

Diante a isso, ele se envolve em muitas peripécias e perigos, mas sempre tem uma mão se oferecendo ajudá-lo. Com isso, ele tem uma relação bem próxima ao seus benfeitores, criando situações e marcando as características dos personagens, como a sua tia Gina.

Características

É um romance que aborda mais a vida da nobreza, de príncipes e das descobertas e desenvolvimento do Fabrício do que necessariamente demonstrar os sentimentos amorosos entre os personagens, sendo que esses dois elementos costumam se misturar notavelmente no passar da história. Ou seja, há mais uma preocupação de demonstrar o psicológico dos personagens de acordo com o peso que levam nas costas, ou seja, a sua carreira e vontades que dançam na mente.
Mesmo se passando na Itália e, em algumas partes da história, na França, existe uma vasta modificação de ambiente que os personagens se encontra; todavia, o ator praticamente não se aprofunda na questão estética dos ambientes, e sim do que esses locais significam para os personagens, podendo simbolizar segurança, ou perigo.

Não há muita ação no livro, deixando a leitura um pouco lenta para o leitor, já que é nas partes de quando algum personagem faz algo ou sofre algo que acende um fogo de ansiedade para saber mais, mas podendo se desapontar com a demora; mas quando ocorre algo que muda o curso da história,a riqueza de detalhes e os pensamentos dos personagens é de se admirar.

Crítica pessoal

Vejo que o autor não aproveitou alguns elementos, como o ambiente, e as relações amorosas de alguns personagens com alguma outra personagem não são muito bem explorados, dando um ar de pobreza.

Conclusão

A Cartuxa de Parma é um livro preciso e claro nas suas descrições psicológicas, trazendo muitas reviravoltas e situações que alimenta a mente do leitor de forma satisfatória, deixando-o mais estimulado de saber o que acontecerá depois.

Deixe um comentário